COHAB-SP entrega 120 escrituras para famílias da zona leste

A ação acontece junto às atividades do Prefeitura Presente Ermelino Matarazzo

Data: 06/12/2023

Por: Assessoria de Comunicação – COHAB-SP

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Companhia Metropolitana de Habitação (COHAB-SP), realizou nesta quinta-feira (07/12), a entrega de 120 escrituras definitivas para moradores do conjunto habitacional Jardim da Conquista. A cerimônia aconteceu na Praça Cisper, durante as atividades do Prefeitura Presente, em Ermelino Matarazzo.

A ação foi pelo Programa Escritura COHAB, que tem como objetivo registrar em cartório e entregar de maneira gratuita os documentos de definitivos de propriedade para famílias que finalizaram o financiamento de seus imóveis.

Sobre o programa Escritura COHAB

O programa Escritura COHAB pode beneficiar cerca 47 mil famílias que finalizaram o financiamento de suas unidades habitacionais, mas ainda não retiraram o título de propriedade. Com o novo programa, a Companhia se responsabilizará pelo registro na matrícula do imóvel, tornando todo o processo mais acessível, simplificado e sem nenhum custo para os beneficiários. Sem o documento, o proprietário tem dificuldades para adquirir outro financiamento imobiliário, assegurar a veracidade de informações para inventários e testamentos ou mesmo para vender, transferir ou alugar o bem.

Três fatores principais contribuem para esse alto número de mutuários sem a escritura: falta de conhecimento sobre a importância e sobre o processo de obtenção do documento, esquecimento e os custos elevados.

Pelo programa, a Cohab-SP envia notificações aos mutuários que já concluíram seus pagamentos, fornecendo informações abrangentes sobre as vantagens e a relevância da escritura do imóvel.

A empresa recolhe e avalia a documentação e encaminha aos cartórios de Registro de Imóveis. Depois, a própria Cohab-SP se encarrega de entregar o documento pessoalmente ao novo proprietário legal do imóvel.

A meta da Prefeitura de São Paulo é zerar, até o ano que vem, o número de pessoas que já tenham concluído o pagamento dos financiamentos habitacionais junto à Cohab-SP e que ainda não possuam a escritura.