Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo
Prefeitura cria programa para dar escritura a donos de imóveis da Cohab
Iniciativa da Prefeitura de São Paulo permite obter em cartório o documento de posse definitiva sem despesas ou burocracia 



Data:31/08/2023                                                                                                                                                                     


Por: Assessoria de Comunicação - Cohab-SP                                                                                                                            

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP), lançou o programa Escritura Cohab, para orientar e apoiar os mutuários no processo de obtenção das escrituras. A ação garante que quem quitou o financiamento se torne o proprietário legal do imóvel, sem burocracia ou custos.

Cerca de 47 mil mutuários da Cohab-SP que já concluíram o pagamento do financiamento de seus imóveis, mas ainda não formalizaram a escritura em cartório, podem obter este documento gratuitamente.

 

 

Sem o documento, o proprietário tem dificuldades para adquirir outro financiamento imobiliário, assegurar a veracidade de informações para inventários e testamentos ou mesmo para vender, transferir ou alugar o bem.

Três fatores principais contribuem para esse alto número de mutuários sem a escritura: falta de conhecimento sobre a importância e sobre o processo de obtenção do documento, esquecimento e os custos elevados.

Pelo programa, a Cohab-SP envia notificações aos mutuários que já concluíram seus pagamentos, fornecendo informações abrangentes sobre as vantagens e a relevância da escritura do imóvel.

A empresa recolhe e avalia a documentação e encaminha aos cartórios de Registro de Imóveis. Depois, a própria Cohab-SP se encarrega de entregar o documento pessoalmente ao novo proprietário legal do imóvel.

A meta da Prefeitura de São Paulo é zerar, até o ano que vem, o número de pessoas que já tenham concluído o pagamento dos financiamentos habitacionais junto à Cohab-SP e que ainda não possuam a escritura.


 

Imagem ilustrativa, retângulo azul claro com a frase: Solicitar Escritura

clique para solicitar sua escritura

 



Ir para o topo desta página