1. Como faço para me cadastrar nos programas habitacionais?
O interessado deve fazer seu cadastro no site da COHAB: www.cohab.sp.gov.br , link “Faça seu cadastro” e preencher a ficha de demanda habitacional. O Cadastro habilita o interessado para seleção em programas habitacionais.

Caso necessite de alguma informação complementar entre em contato por meio do telefone 11 3226-7900, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h.

2. Quem pode receber auxilio aluguel?
O auxílio é pago em três casos: famílias em área de risco, removidas de frente de obras públicas ou por determinação judicial.

3. Como é definido o valor do auxilio aluguel?
O valor do auxilio é definido pelo Conselho Municipal de Habitação por meio do Decreto nº 51.653 de 22/07/2010 e Portaria nº 323/SEHAB_G/10.

4. Onde consigo informações sobre o pagamento do auxílio moradia?
Informações sobre o pagamento do auxílio poderão ser obtidas por meio do plantão de atendimento da secretaria. Para consultar os dias de atendimento: clique aqui

5. Terei benefícios se estiver vinculada a algum movimento de moradia?
Não há nenhum tipo de benefício para qualquer movimento de moradia.

6. Famílias que ocuparam terrenos ou imóveis terão prioridade na seleção da demanda?
Não há nenhum tipo de prioridade às famílias ocupantes. As ocupações prejudicam a realização da política habitacional.

7. Quais são os critérios de escolha da demanda habitacional? Quem tem prioridade?
A Secretaria Municipal de Habitação prioriza famílias em alta vulnerabilidade, localizadas em áreas de risco ou frentes de obras públicas, conforme prevê a portaria do Ministério das Cidades nº 595, de 18 de dezembro de 2013, que diz que no mínimo 3% do total de unidades devem ser reservadas a idosos e outros 3% a deficientes físicos. Famílias que se enquadrem nessas condições terão prioridade no atendimento habitacional.

8. Como manter o cadastro atualizado?
Para continuar habilitado, o inscrito deve atualizar seus dados ANUALMENTE ou sempre que houver alguma alteração nas informações declaradas como endereço, renda ou composição familiar. Mesmo que não ocorra nenhuma mudança nas informações pessoais é necessário acessar o cadastro e confirmar as informações pelo menos uma vez a cada 12 meses para mantê-lo ativo.

9. Como verificar se meu cadastro está atualizado?
Basta acessar o cadastro via internet e atualizá-lo, por meio do link: http://servicos.cohab.sp.gov.br/demanda/instrucoes_2014.htm

10. Como saber quando vou ser beneficiada com uma unidade habitacional?
As famílias poderão consultar no site da Secretaria Municipal de Habitação, www.prefeitura.sp.gov.br/habitacao , por meio do CPF, a previsão de atendimento habitacional a partir de novembro de 2014.

11. Quanto tempo demora para receber uma unidade?
Não existe uma previsão de tempo, depende da vulnerabilidade da família e da disponibilidade de área viáveis para construção de moradia na região.

12. A inscrição habitacional garante que eu consiga comprar um apartamento?
A inscrição habilita o interessado para seleção em programas habitacionais. No entanto, o preenchimento da ficha de demanda não obriga ou garante o atendimento por parte da secretaria ou COHAB-SP.

13. Quanto tenho que pagar pela unidade?
O valor que a família vai pagar pela unidade habitacional do Programa Minha Casa Minha Vida, é altamente subsidiado e é definido pelo agente financeiro, nesse caso a Caixa Econômica Federal.

14. Pessoas solteiras também podem fazer inscrição?
Sim. Qualquer cidadão do município de São Paulo pode se inscrever nos programas habitacionais da cidade.

15. O cadastro habitacional no site da COHAB/SP é válido para o Programa Minha Casa Minha Vida?
Sim, o cadastro habitacional no site da COHAB/SP é a demanda municipal, utilizada para seleção do Programa Minha Casa Minha Vida.

16. Se meu nome estiver no SPC/SERASA, eu posso fazer a inscrição?
Sim. Qualquer cidadão do município de São Paulo pode se cadastrar nos programas habitacionais da cidade.

17. Em que situação posso transferir o apartamento?
Após ter quitado seu financiamento, ou dependendo do contrato firmado mediante aprovação do agente financeiro.

18. Como posso saber quando meu imóvel será regularizado?
Para informações sobre o processo de regularização do imóvel é necessário entrar em contato com o plantão de atendimento da secretaria. Para consultar os dias de atendimento: clique aqui