Cohab entrega mais 500 termos de quitação para moradores de todas as regiões de São Paulo

O documento significa o término do financiamento da unidade e possui força de escritura pública

Data: 19/8/2019

Por: Assessoria de Comunicação – Cohab-SP

A foto é uma montagem com três fotos. Na primeira imagem ao lado esquerdo e em cima está uma mutuário com seu termo de quitação sorrindo para a câmera. Em baixo, está uma foto da Central de Atendimento da Cohab mostrando os mutuários sentados esperando. Ao lado direito, está uma unica foto com uma mutuária e seu termo de quitação.

Nesta segunda-feira (19/8) a Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab-SP) realizou a entrega de mais 500 termos de quitação. O documento é o comprovante que o financiamento da unidade foi concluído e também, um instrumento que traz segurança ao mutuário, pois é o primeiro passo para a retirada da escritura de sua residência. O evento será na Central da Habitação, localizada na Rua São João, 299, no centro da cidade e terá início às 11h00.

Desde o começo dessa semana, as famílias foram convocadas pessoalmente por membros da Companhia para comparecerem ao evento. As famílias estão divididas em Conjuntos Habitacionais de todas as regiões da capital paulista (296 zona leste; 13 centro; 57 zona norte; 28 zona oeste e 106 zona sul), serão beneficiadas pela ação.

No total, a Cohab-SP disponibilizou 87% de sua equipe de atendimento para a entrega dos documentos. Os outros 13%, foram para as demandas diárias da central da habitação.

Na imagem, mostra duas mutuárias assinando o termo de quitação juntamente com a atendente da Cohab.  Na imagem, mostram alguns representantes da Cohab juntamente com o presidente da Companhia Alexsandro Peixe, o prefeito da cidade de São Paulo Bruno Covas e uma mutuária com seu termo de quitação.

O termo de quitação, além de comprovar que a pessoa finalizou o financiamento do seu imóvel também possui peso de escritura, ou seja, basta o mutuário levar o documento para o cartório, pagar a taxa (entorno de R$400) e já terá a unidade habitacional em seu nome. Uma escritura comum costuma custar 4% do valor total do imóvel, supondo que uma casa da Cohab custe R$ 60 mil, o valor dessa escritura seria de R$2,4 mil.

Os mutuários que já concluíram as prestações do seu contrato e ainda não foram convocados, podem solicitar o termo de quitação pela internet, no site www.cohab.sp.gov.br. Após a solicitação, é necessário apresentar uma relação de documentos na Central, como: Declaração de adimplência condominial assinada pelo síndico com firma reconhecida; Documento de identificação original com foto (RG); Certidão Negativa do IPTU ou Carnê do IPTU, entre outras exigências que são informadas no ato do agendamento.

Desde 2017, a Prefeitura de São Paulo e a Cohab-SP, por meio de eventos e ações promovidas, já disponibilizou mais de 17.500 termos de quitação para famílias de toda cidade.