Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo
Associação Brasileira de COHABS elege nova diretoria

Evento define prioridades de atuação no cenário nacional com foco no protagonismo das Companhias


Data: 18/06/2019

Por: Assessoria de Comunicação – Cohab-SP


A foto foi tirada no Palácio dos Bandeirantes da Assembleia que foi realizada.


Assembléia realizada no Palácio do Bandeirantes, em São Paulo


 


Na última sexta-feira (14/6) foi realizada, no Palácio dos Bandeirantes, a Assembleia Geral e o Encontro Técnico da ABC – Associação Brasileira da Cohabs e Agentes Públicos de Habitação, que elegeu a nova diretoria e debateu as possibilidades de atuação das Companhias e Secretarias de Habitação de estados e municípios para contribuir com a produção habitacional do país.  


A presidente Maria do Carmo Vezano Lopes foi reeleita, em chapa única, para o biênio e junto com os membros das diretorias, foi definida a prioridade da participação da ABC e do Fórum Nacional de Secretários de Habitação na definição das novas diretrizes de política habitacional que estão sendo estudadas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.


A diretoria sudeste será representada pela Cohab-SP. "É gratificante saber que a Cohab-SP desempenhara este expressivo cargo. Sabemos a importância que Cohabs têm para a população de baixa renda e juntos vamos discutir as melhores alternativas para diminuir o déficit habitacional do país.” afirma Alex Peixe Presidente da Cohab-SP.


Na foto está a presidente da ABC e ao fundo está a cidade de São Paulo vista da janela.  Foto da reunião realizada, com as pessoas sentadas nas mesas em forma de U, realizando a conversa.


Presidente da ABC - Maria Maria do Carmo Vezano Lopes                                       Reunião técnica realizada na cede da Cohab-SP


 


No dia anterior (13), membros das Companhias de habitação de diversos estados estiveram presentes em reunião na sede da Cohab-SP, no edifício Martinelli, para tratar de temas técnicos, que também foram apresentados na reunião no Palácio dos Bandeirantes.


Durante as reuniões os agentes públicos manifestaram a preocupação com os possíveis saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) por considerarem que irá reduzir o direcionamento de recursos para o segmento habitacional. Também houve a apresentação de propostas de programas e ações para aumentar a oferta de moradias e lotes urbanizados no país, envolvendo arranjos institucionais e operacionais propondo a criação de fundos sob a égide das normas da Comissão de Valores Mobiliários, Parcerias Público-Privadas (PPP), produção de lotes urbanizados. Além disso, afirmou-se a necessidade de planejamento estratégico de médio e longo prazo para assegurar a perenidade dos programas e aplicação continuada dos recursos do FGTS.


Outro ponto em destaque foi a necessidade e importância das Cohabs voltarem a ser protagonistas de programas e ações de habitação popular, atuando com agentes financeiros diretos do FGTS, com a instituição de normas de governança corporativa, em alinhamento com a nova lei das etatais. Membros da Cohab-SP, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) e da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) apresentaram projetos para viabilizar a atuação das Companhias e Secretarias apresentaram projetos para viabilizar o protagonismo das Companhias e Secretarias de Habitação. Os projetos serão encaminhados ao Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (CCFGTS). O intuito é discutir novas propostas de planejamento estratégico para o uso dos recursos do FGTS na habitação de interesse social.


SOBRE A ABC 


A Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação é uma entidade nacional que apoia e articula os setores que promovem a habitação de interesse social nos Estados e Municípios. O principal objetivo dessa articulação é enfrentar o grande déficit habitacional, nos seus aspectos quantitativos e qualitativos, que atinge a população de baixa renda.


A ABC incentiva a existência de um órgão da administração indireta que administre o setor da habitação nos Estados e Municípios, facilitando o sucesso da implantação de políticas públicas para esse setor. É nesse sentido que a ABC trata com uma ênfase especial às companhias, autarquias e agências habitacionais.


A Associação se propõe a ser um órgão nacional que contribui para que os agentes públicos de habitação aperfeiçoem seus trabalhos e produzam habitação de melhor qualidade. Incentiva também o uso de novas tecnologias visando à sustentabilidade das moradias e principalmente dos empreendimentos.




Ir para o topo desta página