Mais de 300 famílias são beneficiadas por ação da Prefeitura

No evento acontecerá a entrega de contratos e de termos de quitação

Data: 17/06/2019       -      10:08

De: Assessoria de Comunicação – Cohab-SP

A foto está mostrando o prefeito de São Paulo Bruno Covas e uma mutuária segurando o termo de quitação e sorrindo. Ao lado deles estão vários trabalhadores do setor público aplaudindo.

A Prefeitura de São Paulo por meio da Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab-SP), realiza neste sábado, 15/6, a entrega de 245 termos de quitação para mutuários originais que finalizaram o pagamento de seus lotes e a assinatura de 60  novos contratos dos conjuntos habitacionais Nazaré I e II, na zona leste da cidade. A solenidade acontece na Rua Santo Antônio da Vargem Alegre, número 02, a partir das 9h30.

Ao todo, serão mais de 630 famílias beneficiadas pela ação. Nesta primeira etapa, 245 receberão o termo de quitação de suas unidades. Outros 60 moradores apresentaram a documentação necessária e irão receber o contrato de suas residências, dentro do programa SEAC – Pró Favelas, onde o beneficiário que cumprir com a retribuição de seis salários mínimos divididos em até 300 parcelas mensais, poderá também retirar o termo de quitação.

Os mutirantes originais (ou sucessores comprovados) que possuem lote maior que o da planta, terão que pagar a metragem excedente de acordo com avaliação de mercado. Nos demais casos, a pessoa pagará o valor de mercado da unidade considerando a área total do lote. Havendo algum débito, o valor poderá ser refinanciado em até 300 meses, respeitando a parcela mínima de R$ 150,00, condição que se aplica a todos os casos.

A Marilene Rodrigues Freitas, chegou ao conjunto Nazaré I em meados dos 80, ela é uma das mutitantes originais que retirou o termo de quitação. "Hoje eu estou realizando um sonho, eu só tenho a agradecer a Prefeitura e a Cohab por esse dia" afirma.

A foto foi tirada de cima do palco que estava no evento. Na foto estão os mutuários sentados, prestando atenção nas apresentações.    Na foto estão cinco pessoas, mutuárias, com os termos de quitação em mãos e olhando diretamente na câmera.

A área foi comprada pela Cohab em 1985 e teve o processo de regularização fundiária iniciado em 1997 pelo programa Pró- Favelas. Os conjuntos habitacionais Nazaré I e II estão localizados na Estrada Dom João Nery e possui 637 lotes, sendo 558 e 79 respectivamente.

O Programa SEAC – Pró Favelas é um convênio firmado em 1987 entre Cohab e Sociedade Comunitária Habitacional – Pró – Favelas (SEAC), com a finalidade de produção de unidades habitacionais em regime de mutirão, onde a Companhia fica encarregada de receber recursos do Governo Federal e repassar para as entidades além de ceder os terrenos para as construções.

A história da formação do Jardim Nazaré está diretamente ligada às formações dos bairros de Guaianases, Itaim Paulista, São Miguel Paulista e Itaquera. O bairro teve seu início às margens do córrego Lajeado, onde hoje é seu principal centro comercial, e posteriormente se estendeu até a antiga Avenida dois, atual Avenida Teodoro Bernardo do Nascimento, considerada pelos moradores como a divisa entre o Jardim Nazaré e o Jardim Robru, bairro vizinho que está entre os mais conhecidos da região.

À beira da estrada Dom João Nery ainda há algumas antigas fazendas remanescentes do século XX, a maioria delas em processo de loteamento.

Na imagem, está o mascote Cohabinho acenando para a foto. Além de mutuários sendo atendidos por representantes da Companhia.    Na imagem está uma mutuária pegando seu termo de quitação em cima do palco e abraçando o prefeito de São Paulo Bruno Covas.