Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo
Cohab participa do Mutirão nos Bairros em Ermelino Matarazzo

Evento que percorre as regiões de São Paulo realizou mais de 3.000 atendimentos


17/06/2019       -        10:01

Por: Assessoria de Comunicação – Cohab-SP


A foto foi tirada de longe, e na imagem mostra a van "Cohab na Área" e a tenda. Ao lado direito da foto está o banners com as redes sociais da Companhia, além disso, dentro da tenda estão mutuários esperando para serem atendidos e dois já sendo atendidos pelas representantes da Cohab.


 


Neste sábado (15/6) a Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab-SP) participou da 11ª edição do programa Mutirão nos bairros, que foi realizado em Ermelino Matarazzo, na zona leste da cidade. O programa tem como objetivo levar serviços prestados por secretarias e órgãos da Prefeitura para todas as regiões da capital.


Os munícipes presentes que passaram pela tenda da Cohab contaram com os serviços de atendimento prestado pela van Cohab na Área, que levou serviços como agendamento para central da habitação, esclarecimento de dúvidas, orientações sobre contratos, transferências, emissão de boletos e apresentação das ações Conviva bem, Desplugando e Não seja enganado.


O Mutirão nos Bairros contou com diversas ações levadas pelos órgãos do governo, realizando um total de 3.000 atendimentos. “Queremos trazer os serviços para próximo da população com ações sociais atreladas aos serviços de zeladoria”, afirmou o prefeito Bruno Covas durante os serviços do evento.

Foto tirada la lateral da tenda, ao fundo com a Van da Cohab e as representantes da Companhia sentadas ajudando os mutuários.    Ao lado esquerdo da foto estão as duas representantes da Cohab, uma delas está apertando a mão do prefeito Bruno Covas que está em pé olhando para elas. Ao lado esquerdo estão dois mutuários sentados esperando para serem atendidos e cumprimentados pelo prefeito.


 


Sobre o mutirão


O Mutirão nos Bairros é um programa da Prefeitura de São Paulo que busca atender a população com serviços de zeladoria e fornecer orientações gratuitas sobre diversos órgãos administrados pela Prefeitura nas áreas como: trabalho, saúde e assistência social, serviços de limpeza e zeladoria. A ação já passou por 11 bairros da cidade: São Mateus, Santo Amaro, Guaianases, Campo Limpo, Parelheiros, Itaquera, Capela do Socorro, M’Boi Mirim, Pirituba e agora Emelino Matarazzo, totalizando mais de 35.000 atendimentos realizados.


 


Ações realizadas no evento (Por: Secretaria Especial de Comunicação)


Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia participou do evento e o Wifi será livre na praça  Benedito Ramos Rodrigues.  A expansão do programa Wifi Livre SP permitirá que os 36 pontos de internet da zona Leste sejam ampliados, gradativamente,  para 222 localidades, dez delas localizadas em Ermelino Matarazzo. Três telecentros (salas com computadores conectados à internet banda larga) da região ficaram abertos (Acessa Jardim Verônica, Associação da Casa dos Deficientes de Ermelino Matarazzo e Francisco de Assis/ ACDEM), permitindo uso livre do espaço pela população.


 


TRABALHO


O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe)  ofereceu  a emissão de primeira e segunda vias da Carteira de Trabalho. Para participar foi necessário apresentar RG, CPF e uma foto 3x4, para obter o documento pela primeira vez. Para a segunda, foi necessário levar boletim de ocorrência ou declaração de próprio punho. Os representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho  encaminharam para vagas de emprego as pessoas que estivam em busca de recolocação profissional.


As equipes da Secretaria da Pessoa  com Deficiência orientaram a população sobre Bilhete Único Especial.  O Programa de Estágio para Estudantes com Deficiência  fez parte do evento, assim como atividades ligadas ao Programa Cultura Inclusiva e Selos de Acessibilidade Digital e Arquitetônica, além da Central de Intermediação de Libras (CIL).


 


 DIREITOS HUMANOS


O Centro de Referência e Atendimento ao Imigrante (CRAI) esteve presente no mutirão, fornecendo orientações sobre os direitos dos imigrantes, acesso aos serviços públicos e regularização migratória. As equipes da Ouvidoria também farão acolhida e escuta para defesa de direitos humanos. A Coordenação de Promoção da Igualdade Racial deu orientações e recebeu denúncias de violência e discriminação contra a população negra


Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS)  participou por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante. Famílias em situação de vulnerabilidade social puderam fazer seu cadastramento no CadÚnico.


 


CULTURA


Houve uma feira de troca de livros durante o evento, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura.


 


SAÚDE


Orientações sobre nutrição, IMC (Índice de Massa Corporal) e o aplicativo Agenda Fácil (por meio dele é possível agendar consultas e exames 24 horas por dia, com o código de utilização da UBS) fizeram parte da programação da Secretaria Municipal de Saúde.


Durante o mutirão o público também teve acesso a informações sobre o uso correto de medicamentos, tabagismo, prevenção de quedas e de violência contra os idosos. Houve, ainda, vacinação contra Influenza, Febre Amarela, Sarampo, Caxumba e Rubéola, assim como coleta de exame para Tuberculose, testes de sensibilidade para Hansen, sifilis, HIV e Hepatites.


Na área odontológica, assim como orientações sobre saúde bucal, houve triagem da população para tratamento, distribuição de kits de higiene bucal e a participação de uma fada do dente.


Em uma tenda interativa serão dadas informações sobre a luta antimanicomial, com o objetivo abordar a importância sobre o tema. O público participou de aulas de alongamento, ritmos e de uma oficina de massagem. Houve, também, distribuição de sal de ervas, telas para caixa d´água e orientação sobre sinantrópicos.


Atividades como contação de histórias, teatro de fantoches e uma apresentação teatral sobre arboviroses foram dedicadas aos pequenos.


 


SABESP


Uma agência móvel da Sabesp atendeu a população. Nela o público solicitou parcelamento de dívidas e retirou segunda via da conta de água, além de outros serviços.


Também foram disponibilizados bebedouros. Houve distribuição de folhetos com informações sobre uso consciente da água, limpeza da caixa-d'água e divulgação do app Sabesp.



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