Santo Amaro recebe as ações do Mutirão nos Bairros

A população local contou com os atendimentos do Cohab na Área

Data:15/04/2019 - 14:57

Na imagem, a mutuária está sentada do lado esquerdo e a colaboradora do lado direito. Atrás das duas, está a van da "Cohab na Área".

Os serviços do Cohab na Área atenderam 145 pessoas

No sábado 13/4, a Prefeitura de São Paulo realizou a segunda edição do Mutirão nos Bairros, programa de ações da Prefeitura que vai percorrer os bairros da capital. Na oportunidade a Cohab levou o serviço Cohab na Área, para atender as demandas da população presente.

Além disso, a Companhia disponibilizou folhetos dos programas “Desplugando” e “Conviva Bem”, para alertar a população sobre os perigos que aparelhos eletrônicos plugados na tomada podem causar e auxiliar no engajamento sobre convivência dentro de condomínios.

Outra ação apresentada foi “Não seja enganado”, na qual orientamos sobre a compra e venda de imóveis da Cohab, alertando a respeito das possíveis complicações ao adquirir um de nossos imóveis por meio de terceiros.

Na imagem, estão duas mutuárias segurando as dicas do projeto da Cohab "Desplugando" e "Conviva bem". Atrás das duas, as regras estão em formato de banners.   Na foto está o presidente da Cohab, Alexsandro Peixe e o prefeito Bruno Covas, além do secretário de habitação Aloisio Pinheiro que está do lado direito.

As Cohab disponibilizou informações sobre as suas novas ações de conscientização

Na imagem, do lado direito está a colaboradora e do lado esquerdo a mutuária, ambas sentadas uma de frente a outra.   Na imagem, o projeto "Não seja enganado" está imprenso em forma de banner e a imagem mostra o espaço que foi o evento com mutuários sentados nas cadeiras sendo atendidos pelos colaboradores.

As ações se concentraram na Praça Floriano Peixoto

Sobre o evento

O Mutirão nos Bairros é um programa da Prefeitura de São Paulo que busca atender a população com serviços de zeladoria e fornecer orientações gratuitas sobre os diversos órgãos administrados pela Prefeitura nas áreas como: trabalho, saúde e assistência social, serviços de limpeza e zeladoria. A primeira realização foi em São Mateus, zona leste da cidade.

Em Santo Amaro, estiveram presentes as seguintes ações:

Saúde

A população teve acesso à vacinação contra febre amarela, testes rápidos de HIV/Aids e preservativos distribuídos gratuitamente, além de orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis. Contou, também, com uma unidade do consultório na rua, que ofereceu serviços de saúde bucal.

Os moradores da região visitaram uma exposição de alguns animais sinantrópicos, como as abelhas e os carrapatos. A Secretaria também deu orientações sobre arboviroses como dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela.

Os funcionários da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) forneceram informações sobre os serviços disponíveis para pessoas com deficiência como cultura inclusiva, central de intermediação de Libras, estágios para estudantes e oportunidades de trabalho, além de detalhes sobre os selos de acessibilidade digital e arquitetônica.

Direitos Humanos

Vítimas de violência, agressão, discriminação por gênero ou orientação sexual  contaram com a Unidade Móvel de Cidadania LGBTI, disponibilizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.  A equipe da SMDHC também esclareceu sobre os trabalhos realizados nos Centros de Cidadania, bem como a atuação da Coordenação de Políticas LGBTI e demais órgãos municipais.

As equipes da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial atuaram na orientação em casos de discriminação, preconceito e racismo. A Coordenação de Políticas sobre Drogas e Álcool prestou orientação aos interessados sobre os serviços oferecidos às pessoas que enfrentam a dependência química e os problemas causados pelo uso e abuso de álcool. A Coordenação de Políticas para a Juventude, além de uma equipe da Ouvidoria da SMDHC, também prestou atendimento.

Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) participou do mutirão, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante, fazendo o cadastramento de famílias em situação de vulnerabilidade social no CadÚnico.

Trabalho

Durante o mutirão, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho ofereceu os serviços do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe),  com emissão de primeira e segunda vias da carteira de trabalho,  fornecendo orientações sobre como formalizar uma empresa e tornar-se um Microempreendedor Individual (MEI).

Cultura

Atividades como oficina de capoeira, baile da terceira idade, show do grupo Poema Novo e coletivo de música, além de um quinteto de metais, foram algumas das atividades proporcionadas pela Secretaria Municipal de Cultura. Também fizeram parte da programação uma apresentação da Cia. de Ballet Danças & Ritmos, pintura de rosto e pula-pula para as crianças. As atrações foram realizadas em três espaços da região: Casa de Cultura Manoel Cardoso Mendonça, Centro Cultural Santo Amaro e Praça Floriano Peixoto.