Cohab-SP faz cerimônia de início de obras de requalificação em conjunto habitacional no Ipiranga

Conjunto Jardim Imperador começará obras de melhorias para regularização fundiária

Tenda azul e branca da Cohab-SP em frente ao Conjunto Habitacional Jardim Imperador, com muitos moradores e munícipes recepcionando o prefeito Bruno Covas e o presidente da Cohab-SP Alex Peixe

Chegada do prefeito Bruno Covas à cerimônia de início das obras.        Equipe da prefeitura posa ao lado do prefeito e do presidente da Cohab-SP Alexsandro Peixe.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Cohab-SP, anunciou no último domingo (13), obras de melhorias no Conjunto Habitacional Jardim Imperador, no Ipiranga. A ação faz parte de um amplo projeto para regularização de conjuntos habitacionais construídos a partir da década de 1990. Com a requalificação do espaço serão beneficiadas 380 famílias nesta primeira etapa.

Prefeito bruno Covas em seu pronunciamento durante a cerimônia, fazendo o gesto de aperto de mãos com o presidente da Cohab Alex Peixe. Ao lado, aplaudindo de blusa colorida, está a síndica do conjunto Claudete Caldas. Pessoas assistem a cerimônia de início das obras.

Prefeito Bruno Covas, presidente da Cohab-SP Alexsandro Peixe  e a síndica do conjunto, Claudete Caldas. Moradores e equipes assistem a cerimônia.

Serão realizadas obras de manutenção das instalações hidráulicas e elétricas e adequação dos equipamentos de combate a incêndio. A regularização fundiária do conjuntos deverá ser  aceleradas com essas renovações. O valor do investimento é de R$ 645 mil, sendo R$ 300 mil por emenda parlamentar e o restante da Cohab-SP, por meio do Fundo Municipal de Habitação (FMH).

Conjunto Habitacional Jardim Imperador, predios azuis e brancos, e área livre do condomínio. Algumas árvores ao fundo.  Autoridades e equipe da prefeitura vestido camisetas laranjas, posam para foto na cerimônia de início das obras.

O Conjunto Jardim Imperador se localiza na Rua Antonio Fernandes Aguilar, no bairro do Ipiranga e foi construído na década de 1990 pela Secretaria Municipal de Habitação. Desde então não foi regularizado. Em 2018 a Cohab-SP garantiu recursos para início das obras no local.

Numa segunda etapa a ação será estendida para outros conjuntos da cidade nas subprefeituras de Cidade Tiradentes, Campo Limpo, Lapa, Casa Verde, Itaim Paulista, Ipiranga e Butantã.

Prefeito Bruno Covas em seu pronunciameNto, ao lado da síndica do conjunto, Claudete Caldas.

Prefeito Bruno Covas em seu pronunciamento, ao lado da síndica Claudete.

Ação de vacinação contra a febre amarela

Uma equipe formada por técnicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Eduardo Romano Reschilian e da Unidade de Vigilância em Saúde (UVIS) Ipiranga esteve no Conjunto Habitacional Jardim Imperador durante o evento no domingo, aplicando a dose única integral da vacina contra a febre amarela. Da meta de 95% de vacinação da população na capital, a Secretaria Municipal da Saúde atingiu 76% de imunização.

Agentes de saúde fizeram, ainda, a orientação sobre arboviroses, doenças transmitidas por mosquitos, ensinando ao público como eliminar criadouros do mosquito vetor da doença – o Aedes aegypti. A campanha do Janeiro Roxo, de combate à hanseníase, também integrou as ações da SMS no evento.

Ações de Habitação no Ipiranga

A Secretaria de Habitação e a Cohab-SP desenvolvem diversas ações de habitação na região do Ipiranga, entre elas a urbanização de Heliópolis, onde está prevista a construção de 5.260 unidades habitacionais planejadas em todo complexo e que se encontram em diferentes estágios:

Desde 2017, a Prefeitura formatou, mapeou e identificou áreas para implementação da primeira PPP da Habitação Municipal na capital paulista, cujas propostas foram recebidas em dezembro de 2018. Uma delas é o Lote 1 (Heliópolis), que prevê a construção de 3.500 moradias, em terreno na avenida Almirante Delamare.

Os seis lotes que tiveram propostas apresentadas no edital de concorrência representam a construção de 13.180 moradias em toda cidade, com investimento de R$ 2,2 bilhões para a capital, custeado pela iniciativa privada. A partir de agora, o município finaliza a análise da documentação, homologa as empresas e assina contrato para início das obras em 2019.

Meta da Habitação

Para o período de 2017 a 2020, foi fixada a meta de entregar 25 mil unidades. Desde 2017 a Secretaria de Habitação entregou 4,6 mil imóveis, tem 19,8 mil unidades em obras e outras 3,6 mil com financiamento garantido, cujas obras estão prestes a serem iniciadas.