Conjunto Habitacional Guido Caloi beneficiará mil famílias na Zona Sul

Empreendimento em construção no M’ Boi Mirim tem investimento de R$ 124 milhões com recursos do Município, Estado e União

Data: 15/06 - 15:28

Presidente da Cohab, Edson Aparecido, Secretário de Habitação Fernando Chucre e Prefeito Bruno covas visitaram as obras na zona sul

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, visitou nesta sexta (15) as obras do Conjunto Habitacional Guido Caloi, em M’ Boi Mirim, na Zona Sul. Iniciadas em janeiro de 2018 com previsão de término no segundo semestre de 2019, o empreendimento faz parte do pacote de contratação de três conjuntos habitacionais nas regiões leste, norte e sul da cidade, autorizado pelo Governo Federal em dezembro de 2017 para a construção de 2.900 moradias.

O Conjunto Habitacional Guido Caloi contará com mil apartamentos em um terreno de 16 mil metros quadrados na região do Jardim São Luiz. Serão cinco condomínios de até 16 pavimentos, com elevadores e cem unidades habitacionais por torre. Cada condomínio contará com área de lazer, salão de festas, área de convívio, miniquadra, áreas ajardinadas, além de vagas de veículos e motos.

As moradias irão atender as pessoas removidas durante a execução das obras de canalização do córrego Ponte Baixa, executada com financiamento do Governo Federal por meio do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). Estas famílias começaram a ser removidas de frentes de obras a partir de 2014 e foram incluídas no programa de auxílio-aluguel até a conclusão das unidades habitacionais.

O conjunto tem previsão de conclusão ainda em 2018

O investimento total do empreendimento é de R$ 124 milhões, dos quais R$ 96.000.000,00 oriundos do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades com o FAR/Fundo de Arrendamento Residencial, gerido pela Caixa Econômica Federal, além de R$ 18.714.689,69 do Governo do Estado de São Paulo e R$ 9.936.000,00 da Prefeitura de São Paulo. A Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP) fez a desapropriação de um lote pelo qual pagou R$ 23.281.521,02, com recursos do Fundo Municipal de Saneamento (FMSAI).

Novas contratações para capital

As obras foram iniciadas em janeiro de 2018, após a autorização da contratação pelo Governo Federal do Conjunto Guido Caloi, em M’Boi Mirim, e outros dois empreendimentos, nas zonas Leste e Norte da capital. Na época, foram autorizados investimentos de R$ 270 milhões (com recursos do Município, Estado e União) para a viabilização dos empreendimentos Augusto Amaral, na Zona Norte, com 300 moradias; São Carlos A e B, em Guaianases, na Zona Leste, com 600 moradias e o Guido Caloi, na Zona Sul, com mil moradias. Os três conjuntos estão em obras com previsão de entrega a partir do segundo semestre de 2019.

Investimento e habitação social na cidade

A Secretaria Municipal de Habitação e a Cohab-Sp reverteram a queda de investimentos de recursos com a ampliação da execução orçamentária em comparação com os últimos anos.  Durante o ano de 2017 foram investidos em habitação R$ 388 milhões, 10% a mais do total despendido em 2016 – R$ 349 milhões. Considerando as fontes de recursos municipais, estaduais e federais, além da iniciativa privada, a projeção de investimento em 2018 é de R$ 494 milhões, 22% a mais em comparação ao ano anterior.

Com relação ao número de unidades construídas para o período de 2017 a 2020, foi fixada a meta de entregar 25 mil unidades e, desde 2017, a pasta da Habitação entregou 2.800 mil imóveis, 6.500 unidades com previsão de conclusão ainda em 2018. Outras 12.500 estão em obras e 4.200 em contratação.

O investimento total do empreendimento é de R$ 124 milhões, dividos entre os poderes Federal, Estadual e Municipal.

Para alavancar recursos o poder público aposta e desenvolve ações de fomento capazes de atrair outras fontes de investimentos para ampliar de modo significativo o segmento de habitação popular na cidade de São Paulo e lançou em janeiro deste ano a Parceira Público Privada, PPP da Habitação Municipal, que vai atrair investimentos da iniciativa privada para construção de 32 mil moradias em 6 anos.