Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo
Cohab-SP faz obra de saneamento no Conjunto Texima e livra moradores do risco

Problema identificado por meio do Projeto Síndicos persistia há 20 anos, desde a construção do condomínio do Itaim Paulista, na zona Leste


Data 17/4 - 16:54


  Projeto Síndicos em uma das reuniões com síndicos e moradores do conjunto habitacional Texima, na zona Leste da cidade

Os moradores do Conjunto Habitacional Texima, no Itaim Paulista, agora respiram aliviados. Depois de 20 anos convivendo com um problema sério no esgoto, que precisava de uma reestruturação e requalificação, eles agora não correm mais risco.

Durante a vistoria realizada no condomínio pelo Projeto Síndicos, a equipe da Cohab-SP verificou que o esgoto não estava sendo direcionado para o lugar correto. Havia o risco de implosão, que poderia chegar ao encanamento de gás. “Foi numa das diversas reuniões realizadas aqui no Itaim Paulista com o pessoal da Cohab que a gente conseguiu a solução definitiva para o esgoto”, conta a síndica do Conjunto Habitacional Texima, Francisca Santos.

Com o projeto feito pela Cohab-SP, equipe foi até o local e fez a obra de redirecionamento do esgoto no conjunto habitacional

 

Localizado na Avenida Marechal Tito, o conjunto habitacional com 55 unidades habitacionais foi construído pelo sistema de mutirão, nos anos 1990. A própria comunidade havia feito o esgoto local, sem orientação técnica.

Assim que avaliou a situação, Cohab-SP elaborou um projeto de requalificação do esgoto, por meio de nova canalização. A equipe da Companhia fez a substituição de canos, o desentupimento de outros e redirecionou o esgoto, resolvendo de vez o problema.

Para esse ano, as reuniões da Cohab  com os síndicos de empreendimentos continuam por todas as regiões da capital, mapeando as necessidades de melhorias nos conjuntos habitacionais. Em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência – SMPED – foi criado o programa Cohab Acessível. Desde setembro de 2017, a Companhia e a Secretaria vêm mapeando empreendimentos para promover a acessibilidade.

 

A obra era uma reivindicação de mais de 20 anos no conjunto habitacional Texima



Ir para o topo desta página