Tarifa Social da Sabesp beneficia 14 mil famílias de mutuários da Cohab-SP com 66% de desconto

Com orientação do Programa Síndicos, 452 empreendimentos já tiveram suas contas revistas e receberam desconto de até 66% do valor a ser pago

Data:11/04 - 11:45

Kátia Maria Gomes, síndica do Condomínio Carijós I, na Cohab de Taipas, conta que no predio dela a economia nas tarifas já permite planejar melhorias

Até março de 2018 14 mil famílias de 452 empreendimentos da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP) já foram beneficiados pela Tarifa Social da Sabesp, que gera uma economia de 66% nas contas de água e esgoto dos condomínios participantes.

Para obter o benefício da tarifa especial, o síndico ou administrador do empreendimento precisa encaminhar um requerimento à Cohab-SP, que envia o pedido para análise da Sabesp.

O benefício tarifário é também voltado para entidades que prestam atendimento na área de assistência social, como albergues, conventos e seminário, espaços de atendimento ou abrigo para crianças e adolescentes, idosos e para programas de alimentação cadastrados nos governos Federal, Estadual ou Municipal.

Síndica do Condomínio Carijós I, na Cohab de Taipas, Zona Norte da cidade, dona Kátia Maria Gomes tomou conhecimento da Tarifa Social da Sabesp em reunião do Programa Síndicos da Cohab. Além de encaminhar o requerimento para obter o benefício para o empreendimento que administra, ajudou a divulgar para mais síndicos da região. “Um condomínio aqui de Taipas tinha conta de Sabesp de R$ 2.000,00. Hoje paga cerca R$ 500,00.”, conta a síndica. “Temos 40 famílias no prédio, muitos aposentados. Vamos poder usar o dinheiro economizado para fazer obras e melhorias aqui”. Planeja.

A Cohab-SP realiza desde o início da atual gestão, 2017, uma série de reuniões com síndicos do conjuntos habitacionais em São Paulo para esclarecer o funcionamento do benefício da Tarifa Social, que oferece desconto nas contas de consumo de água nos prédios. Os síndicos recebem orientação sobre como preencher o cadastro para ter acesso ao benefício e melhorar a gestão dos condomínios.

Além da orientação sobre a Tarifa Social da Sabesp, o Programa Síndicos em parceria com a Universidade Secovi realiza seminários com conteúdo relevante para os síndicos melhorarem a qualidade de vida nos conjuntos habitacionais.

Último evento, no dia 7 de abril, 200 síndicos participaram dos painéis sobre legislação, segurança, acessibilidade e empreendedorismo no anfiteatro da Prefeitura Regional de Itaquera. O I Congresso de Capacitação de Síndicos da Cohab, em dezembro último, reuniu 300 síndicos de conjuntos habitacionais de diferentes regiões de São Paulo.

Por meio de parcerias de diversos órgão públicos como Secretaria Municipal de Prefeituras Regionais, Esportes, Pessoa com Deficiência, Trabalho e Empreendedorismo entre outras, a Cohab-SP promove ações de relevância social nos conjuntos habitacionais. O programa Cohab Acessível, com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência – SMPED – cadastra os moradores de deficiência nos condomínios para fazer as adaptações em todos os prédios, conforme previsto pela legislação.