Prefeitura vistoria início das obras de conjunto para 600 famílias no Itaim Paulista

Empreendimentos Manuel Bueno 1 e 2 terão seis torres com elevadores e acessibilidade, além de área de lazer, e atenderão pessoas cadastradas pela Cohab-SP

12:15 - 15/01/2018

A Prefeitura de São Paulo, a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP) e a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) vistoriaram, neste sábado (13) o início das obras dos conjuntos habitacionais Manuel Bueno 1 e 2, no bairro Jardim São Luís, distrito de Itaim Paulista, zona leste de São Paulo. O empreendimento beneficiará 600 famílias.

As 600 unidades habitacionais serão construídas em uma área de 13.983,5 m2 distribuídas em 2 condomínios com 3 torres em cada um. Cada torre terá o térreo e mais 12 andares. Serão oito apartamentos por andar, os quais terão entre 48 m2 e 48,5 m2. A área total construída será de 36.212,54m2.

Prefeitura, Sehab e Cohab vistoriaram a área aonde já começaram as obras do novo empreendimento com 600 unidades (Foto: Gabriela Nolasco/Cohab)

O conjunto atende a todos os critérios de acessibilidade e contará com elevadores em todas as torres, além de área de lazer coberta e descoberta, área ajardinada e vagas para carros e bicicletas. A demanda do empreendimento atenderá famílias faixa 1 (renda de até R$ 1.800,00) cadastradas no site da Cohab-SP.

O investimento para a construção do empreendimento é de cerca de R$ 60 milhões. A parceria para a viabilização desse empreendimento ocorreu entre Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal, Governo do Estado e Prefeitura de São Paulo.

O decreto de interesse social (DIS) foi publicado em junho de 2013, e a Cohab-SP conseguiu dar início ao processo de desapropriação do terreno em abril de 2015.  O valor do terreno foi de R$ 5.386.577,61, pagos entre 2015 e 2016 com recursos vindos do Fundo de Desenvolvimento Urbano (Fundurb).

A previsão para o término das obras é setembro de 2019. A expectativa é de que a construção empregue 300 operários até o final das obras.

Em dezembro de 2017, o Ministério das Cidades autorizou a contratação para a construção de mais 600 moradias populares na capital paulista, totalizando 2.500 unidades autorizadas no mês pelo governo federal pelo Programa Minha Casa Minha Vida, o equivalente a 13% do total liberado desde o início do programa em 2009.

Essas novas autorizações significam o início de reversão de um cenário adverso ao município, que sofre com um dos maiores déficits do país. A capital registra um déficit de 369 mil moradias.

Com as obras em andamento, o município contabiliza mais de 14,8 mil apartamentos em construção e outras 12 mil moradias com financiamento garantido.

Novas moradias

•          Moradias concluídas em 2017: 1.782 unidades

•          Em obras: 14.874 unidades

•          Com garantia de financiamento: 12.042 unidades