COHAB participa de ação do Prefeitura no Bairro em Pedreira, zona sul.

Tendas de serviços públicos foram instaladas na Estrada do Alvarenga

Em sua 11ª edição, o Programa Prefeitura no Bairro chegou nesta segunda-feira (8) ao bairro da Pedreira, na zona sul da Capital. A Cohab participou da ação e prestou orientações aos munícipes no período de 08 a 13 de junho.

Ações intensificadas de zeladoria beneficiarão 65 mil pessoas que vivem na região. Tendas de atendimento para solicitações e orientação sobre serviços públicos estão disponíveis na Estrada do Alvarenga, em espaço próximo à Unidade Básica de Saúde Jardim Dorotéia.
“Quando a Prefeitura está mais perto do povo, faz a gente ouvir mais próximo os problemas e também andar mais rápido, ajuda a rodar a máquina. Para fazer para quem mais precisa, tem que ter esse contato com a população”, afirmou o secretário Alexandre Padilha (Relações Governamentais).

Para estreitar o contato entre administração municipal e os moradores do bairro, a subprefeitura montou um posto avançado, onde o subprefeito Francisco Lo Prete Filho (Cidade Ademar) trabalhará nos próximos 15 dias. “Vamos ficar com o nosso gabinete aqui, então se quiserem falar comigo, com a nossa equipe, podem vir direto aqui, montamos uma sala de reuniões, com toda estrutura”, convidou Lo Prete.

A subprefeitura será responsável por serviços de zeladoria, como capinação, limpeza de sarjetas, bueiros e bocas de lobo, varrição e cata-bagulho. Um dos primeiros resultados foi a melhoria da drenagem na Estrada do Alvarenga, onde um ponto com água empoçada prejudicava a circulação de veículos.

Será beneficiado pelos serviços o perímetro formado pelas ruas Dias de Almeida, Pascoal Valva, da Árvore, Professor Cardoso de Mello Neto, Miguel Fleta, Bento José Borba, Monsenhor José Marinoni, Senador Aventurado Alberico Crescitelli, Rainha das Missões, Giuseppe Boschi, avenida Pedro de Avos e Estrada do Alvarenga.

Nas tendas de atendimento, é possível apresentar demandas e buscar orientações sobre serviços de coleta seletiva, assistência social, educação, direitos das mulheres, esportes e saúde.

“São três as prioridades no bairro, que nós no conselho participativo estipulamos. Precisamos de habitação de interesse social, o CEU [Centro Educacional Unificado] de Cidade Ademar e vaga em creche na nossa região”, afirmou o conselheiro participativo Paulo Roberto Silva Santos.

Nos postos de atendimento, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) disponibilizou técnicos para receber sugestões e solucionar problemas no trânsito do bairro. Em sua base móvel, a Guarda Civil Metropolitana realiza campanha de desarmamento e mediação de conflitos. Encaminhamento para vagas de emprego, emissão de documentos e apoio para formalização de pequenos negócios estão entre os serviços oferecidos pelas unidades do Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT) e do Micro empreendedor Individual.

Uma novidade desta edição é a distribuição de cerca de 3 mil livros pela subprefeitura. Publicações sobre diversos assuntos e para todas as idades estão disponíveis para retirada na praça.

A abertura do Prefeitura no Bairro contou com apresentações musicais da banda Caminho Livre, com idosos da Unidade Básica de Saúde Vila Arriete, e do projeto social Gote, que atua no Centro da Criança e do Adolescente com musicalização de 130 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Após a cerimônia, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano realiza na praça uma oficina para início da discussão do Plano Regional de Cidade Ademar.

Também participaram do evento de abertura os secretários municipais Marianne Pinotti (Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida), Ricardo Teixeira (Coordenação das Subprefeituras), Simão Pedro (Serviços), Eduardo Suplicy (Direitos Humanos e Cidadania) e José de Filippi (Saúde).

Edições anteriores
A última edição do Prefeitura no Bairro aconteceu na Parada de Taipas, zona norte. Edições anteriores do programa foram realizadas no Conjunto José Bonifácio, em Itaquera, zona leste; no Jardim Ângela, em M’Boi Mirim, zona sul; no Jardim Elisa Maria, Brasilândia, zona norte; no Iguatemi, em São Mateus, zona leste; no distrito Raposo Tavares, no Butantã, zona oeste; no Jardim das Oliveiras e Jardim Miliunas, no Itaim Paulista, zona leste; no Parque São Miguel, no Grajaú, zona sul; e na Vila Brasilina, no Ipiranga, zona sul. O critério para a escolha dos bairros é baseado em indicadores de vulnerabilidade e demanda por serviços públicos.

Veja o calendário para as próximas ações:
-15 de junho: subprefeitura da Vila Maria/Vila Guilherme
- 22 de junho: subprefeitura de Campo Limpo