Cohab participa de ação da Prefeitura no Conjunto José Bonifácio

Praça com postos de atendimento está instalada no pátio da Guarda Civil Metropolitana, na avenida Professor João Batista Conti

As ações integradas do programa Prefeitura no Bairro chegaram nesta semana ao Conjunto José Bonifácio, em Itaquera, zona leste. Ao longo de duas semanas, a subprefeitura de Itaquera irá intensificar a zeladoria em 310 ruas do bairro, com serviços de tapa-buraco, limpeza e poda de árvores. Até 23 de maio, os moradores do bairro também terão à disposição no pátio da Inspetoria Regional Itaquera da Guarda Civil Metropolitana (GCM) postos de atendimento para orientações e demandas em áreas como transportes, trabalho, direito das mulheres, saúde e educação.

Em sua oitava edição, o programa Prefeitura no Bairro beneficia mais de 250 mil moradores da região com serviços e políticas públicas. “É o maior distrito da subprefeitura e, por se tratar de muitos conjuntos habitacionais, é o mais carente e o que precisa mais de serviços públicos. Era também um espaço carente de zeladoria, e a ação foi muito bem recebida pelos moradores”, afirmou o subprefeito Mauricio Luis Martins.

Um dos primeiros resultados da ação foi a criação de um espaço de lazer em frente à Inspetoria Regional Itaquera da GCM, com jardim, brinquedos e bancos. O playground e os bancos foram construídos a partir de pneus velhos recolhidos nas ruas pela subprefeitura e com galhos e troncos de árvores cortadas ou podadas, em parceria com a oficina de marcenaria do Parque do Carmo. A ideia é que outros espaços sem uso ou degradados do bairro também ganhem esse modelo de praça.

As ruas do Conjunto José Bonifácio também receberão serviços de limpeza, capinação, tapa-buraco, atividades de conservação de áreas verdes, poda de árvores, manutenção de galerias, vielas e sarjetões.

Além da manutenção dos espaços públicos do bairro, o programa também oferece oportunidade de diálogo com a administração municipal, com tendas de atendimento para apresentação de demandas e busca por orientações. A educadora Tania Cristina Rangon, 27 anos, aproveitou o posto da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para solicitar a instalação de sinalização perto da creche em que trabalha. “Pedi uma faixa de pedestre e uma lombada, para ficar mais seguro. Facilitou bastante poder fazer o pedido aqui pertinho”, avaliou Tania.

Entre os serviços disponíveis na praça de atendimento, estão a orientação especializada sobre direitos das mulheres e das pessoas com deficiência. O setor de assistência social disponibiliza cadastro em programas sociais. As tendas do Prefeitura no Bairro oferecem ainda atendimentos nas áreas de trabalho, com encaminhamento a vagas de emprego e emissão de carteira de trabalho, além da formalização para pequenos empreendimentos. Há ainda serviços de mediação de conflitos, educação, esportes, meio ambiente e transportes. Também estão presentes na praça os voluntários da Força Tática Avançada, que promove há 5 anos ações de defesa civil no bairro.

Edições anteriores

A última edição do Prefeitura no Bairro aconteceu no Jardim Ângela, em M’Boi Mirim, zona sul. Edições anteriores do programa foram realizadas no Jardim Elisa Maria, Brasilândia, no Iguatemi, em São Mateus, zona leste; no distrito Raposo Tavares, no Butantã, zona oeste; no Jardim das Oliveiras e Jardim Miliunas, no Itaim Paulista, zona leste; no Parque São Miguel, no Grajaú, zona sul; e na Vila Brasilina, no Ipiranga, zona sul. O critério para a escolha dos bairros é baseado em indicadores de vulnerabilidade e demanda por serviços públicos.

Fonte: SECOM