Prefeitura e Estado firmam convênio para desenvolver ZL

Parceria vai garantir criação de 1,5 mil novas moradias

Data: 03/05/2024

Por: Assessoria de Comunicação – Cohab-SP

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Companhia Metropolitana de Habitação (COHAB-SP), assinou, nesta sexta-feira (3), convênio com a CDHU e a CPTM para a primeira etapa de implantação da Nova Centralidade Urbana na região de Guaianases, no entorno da futura estação Lajeado da linha 11 - Coral.

O evento foi realizado no CEU Lajeado, com a presença do governador Tarcísio de Freitas, do prefeito Ricardo Nunes, do presidente da COHAB-SP, João Cury, do secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco; do presidente da CDHU, Reinaldo Iapequino, entre outras autoridades.

O projeto pioneiro prevê a criação de até 1,5 mil novas unidades habitacionais, entre moradias de interesse social e mercado popular, além de equipamentos públicos, espaços para comércio e serviços e dois novos terminais de ônibus nos acessos da estação Lajeado. Pelo projeto, o fórum da região deverá ser integrado ao centro de serviços que será construído junto à futura estação.

Nesta primeira etapa, que deverá durar dois anos, está prevista a realização dos projetos, com levantamentos e licenciamentos, além das desapropriações necessárias para as obras.  Já as obras físicas serão realizadas na segunda fase, para a qual será firmado um novo convênio entre as partes.

A COHAB-SP cuidará da articulação com órgãos municipais, elaboração dos projetos, licenciamentos e alvarás, e pelo contrato do Lote 10 da PPP Municipal da Habitação, por meio do qual serão construídas as unidades habitacionais. A CDHU ficará responsável pela articulação com órgãos estaduais, pelos levantamentos técnicos, desapropriações e financiamento das unidades habitacionais, enquanto a CPTM realizará as obras da estação Lajeado. O investimento total será de R$23 milhões.

A expectativa é que este projeto promova o desenvolvimento socioeconômico da região, melhorando as condições de vida da população local e gerando empregos. Além disso, os moradores não precisarão mais se deslocar do bairro para acessar a rede de transporte sobre trilhos. Este modelo de desenvolvimento urbanopoderá ser replicado em outras regiões carentes da cidade no futuro.